A Orquestra:

Orquestra Violações, foi criada a partir da necessidade de se preservar a cultura, o folclore e a tradição regional. Trata-se de um projeto sócio-cultural, sem fins lucrativos, onde o foco principal não é apenas cultivar, mas também difundir a história por meio da música, levando ao público canções que nos remetem a vida interiorana, onde as "raízes caipiras", a vida no sertão, o cheiro de mato e o cantar dos pássaros estão presentes!

O Idealizador:

O Idealizador:
Marcelo Baroni, professor, instrumentista e arranjador, atua profissionalmente a mais de 13 anos ministrando aulas de baixo elétrico e viola caipira. Idealizou e agora executa esse maravilhoso projeto!

Os Componentes:

A orquestra Violações é formada por músicos profissionais, amadores e amantes da boa música. A participação na orquestra é aberta a comunidade em geral sem restrição de idade e sexo. Sendo feito apenas uma entrevista para observar o grau de conhecimento ou não de cada integrante, sendo que o mesmo deve ter seu próprio instrumento e mantê-lo em bom estado de conservação e funcionamento.
A orquestra será composta por naipes de;
- Viola caipira
- Violão
- Em algumas ocasiões; baixo, acordeon e percussão
- Além das vozes em dueto; característica fundamental na música raíz

                                                              Arte X Arte

    O sistema educacional não exige notas em artes porque arte-educação é concebida
como uma atividade, mas não como uma disciplina de acordo com interpretações
da lei educacional 5692. Algumas escolas exigem notas a fim de colocar artes num
mesmo nível de importância com outras disciplinas; nestes casos, o professor deixa
as crianças se auto avaliarem ou as avalia a partir do interesse, do bom
comportamento e da dedicação ao trabalho.
     Apreciação artística e história da arte não têm lugar na escola. As únicas imagens
na sala de aula são as imagens ruins dos livros didáticos, as imagens das folhas de
colorir, e no melhor dos casos, as imagens produzidas pelas próprias crianças.
Mesmo os livros didáticos são raramente oferecidos às crianças porque elas não
têm dinheiro para comprar livros. O professor tem sua cópia e segue os exercícios
propostos pelo livro didático com as crianças. Este é o caso de 74,5% dos
professores entrevistados por Heloísa Ferraz e Idméa Siqueira (1987, p.27). Visitas
a exposições são raras e em geral pobremente preparadas. A viagem de ônibus é
mais significativa para as crianças do que a apreciação das obras de arte. A fonte
mais freqüente de imagens para as crianças é a TV, os fracos padrões dos
desenhos para colorir e cartazes pela cidade (outdoors). As crianças de escolas
públicas, na sua grande maioria, não têm revistas em casa, sendo o acesso à TV
mais freqüente e mesmo que não se tenha o aparelho em casa, há a possibilidade
do acesso a algum tipo de TV comunitária.

Folclore

FOLCLORE BRASILEIRO
Textos Extraídos do Site Terra Brasileira ( www.terrabrasileira.net )
O folclore, ciência considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo, deve seu nome ao arqueólogo inglês William John Thoms, que no dia 22 de agosto de 1846 empregou pela primeira vez a palavra folk-lore, composta de dois vocábulos saxônicos antigos: folk, significando povo, e lore, que quer dizer conhecimento ou ciência. Portanto, o folclore pode ser definido como a ciência que estuda todas as manifestações do saber popular.
No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se folclore. O folclore é encontrado na literatura sob a forma de poemas, lendas contos, provérbios e canções, assim como nos costumes tradicionais como danças, jogos, crendices e superstições. Verifica-se também sua existência nas artes e nas mais diversas manifestações da atividade humana.
Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação, e que não sejam diretamente influenciadas pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam ou à renovação do patrimônio científico e artístico humano ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica".
Dia do Folclore: 22 de agosto. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal.No Estado de São Paulo, um decreto estadual instituiu agosto como o mês do folclore.