Arte X Arte
O sistema educacional não exige notas em artes porque arte-educação é concebida
como uma atividade, mas não como uma disciplina de acordo com interpretações
da lei educacional 5692. Algumas escolas exigem notas a fim de colocar artes num
mesmo nível de importância com outras disciplinas; nestes casos, o professor deixa
as crianças se auto avaliarem ou as avalia a partir do interesse, do bom
comportamento e da dedicação ao trabalho.
Apreciação artística e história da arte não têm lugar na escola. As únicas imagens
na sala de aula são as imagens ruins dos livros didáticos, as imagens das folhas de
colorir, e no melhor dos casos, as imagens produzidas pelas próprias crianças.
Mesmo os livros didáticos são raramente oferecidos às crianças porque elas não
têm dinheiro para comprar livros. O professor tem sua cópia e segue os exercícios
propostos pelo livro didático com as crianças. Este é o caso de 74,5% dos
professores entrevistados por Heloísa Ferraz e Idméa Siqueira (1987, p.27). Visitas
a exposições são raras e em geral pobremente preparadas. A viagem de ônibus é
mais significativa para as crianças do que a apreciação das obras de arte. A fonte
mais freqüente de imagens para as crianças é a TV, os fracos padrões dos
desenhos para colorir e cartazes pela cidade (outdoors). As crianças de escolas
públicas, na sua grande maioria, não têm revistas em casa, sendo o acesso à TV
mais freqüente e mesmo que não se tenha o aparelho em casa, há a possibilidade
do acesso a algum tipo de TV comunitária.